BMX Racing

01/06/2020

LAJEADO TERÁ NOVO ESPAÇO PARA CONSTRUÇÃO DE PISTA DE BMX

A primeira mudança da futura pista de bicicross foi dado nos bastidores: sua localização. A proposta de construção segue a mesma da apresentada à prefeitura em agosto do ano passado, porém ela não será mais instalada no parque multiesportivo, mas sim no espaço onde do antigo CTG Bento Gonçalves, nas proximidades do Parque Professor Theobaldo Dick.

Segundo um dos idealizadores do projeto, Jairo Cardoso, o “Stampinha”, a definição foi acordada em conversa com o Coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura, Isidoro Fornari Neto. “O espaço, então sugerido, será destinado para outra atividade recreativa. Estivemos no local averiguando o espaço, que atende o exigido para termos uma infraestrutura e uma pista de BMX de alto nível. Merecemos aproveitar este local para resgatarmos com força um esporte tão tradicional no município, pois há cerca de 30 anos estamos sem uma pista apropriada para o desporto da nossa mobilidade”, enfatiza, Cardoso.

Ex-piloto de motocross e bicicross, Stampinha reuniu praticantes e ex-praticantes, bem como pais interessados em encaminhar seus filhos ao esporte, e montou um grupo para elaboração do projeto de construção da pista de BMX. Os investimentos seriam de aproximadamente R$ 12 mil, que custearia a elaboração do layout da pista, acompanha a obra, gerenciamento de equipe de trabalho e máquinas e atleta para teste na pista. A proposta também indica os materiais, máquinas e equipamentos necessários, além de uma estimativa de conclusão inferior a um mês.

Para além da fomentação da prática esportiva, a construção da pista também estaria vinculada a realização de grandes eventos da modalidade. “Lajeado sempre foi referência no bicicross do Vale do Taquari, principalmente nos anos 80. Está na hora de resgatar a modalidade na cidade, dando mais uma opção de esporte e lazer para as crianças e adolescentes. Inclusive, tem infraestrutura para trazer eventos estaduais e até nacionais”, destacou Paulo Daltoé, diretor técnico da Federação Gaúcha de Bicicross. Na semana que vem, a expectativa é que o grupo receba a visita do presidente da Federação Gaúcha de Ciclismo, João Francisco Rauber, para tratar sobre o projeto e estreitar, ainda mais, à relação entre as partes envolvidas no projeto.

Jairo Cardoso, um dos idealizadores do projeto, e João Francisco Rauber, Presidente da FGC