E se eu quiser realizar um evento ciclístico, o que eu preciso ter/fazer?

Se liga nessa lista com dicas que nós preparamos pra você, que tem interesse em realizar um evento, seja ele um passeio ciclístico ou uma competição de ciclismo na sua cidade!!!

  1. Autorização do poder público. Você deve comunicar o poder público e ter em mãos uma autorização dos mesmos para poder realizar um evento.

  2. Ambulância. Certifique-se de ter, presente no local do evento, uma um mais ambulâncias para garantir que se algum acidente ocorrer, seus atletas estarão bem acompanhados de uma equipe de profissionais da saúde.

  3. Você deve disponibilizar seguro para todos os envolvidos no evento, seja equipe técnica ou convidados e atletas.

  4. Cientificar a secretaria de saúde. Uma vez que você vai ocupar ambulâncias, é bom informar a secretaria de saúde, pois uma ocorrência pode ocorrer nas redondezas do seu evento e eles podem vir a ter que fazer o uso da ambulância que está acompanhando o evento.

  5. Banheiros químicos, segurança, água, proteção ao longo do trajeto caso necessário.

  6. Tenha uma Staff. Ninguém consegue fazer tudo sozinho, então tenha ao seu lado uma equipe de prontidão a resolver possíveis contratempos na hora do evento, além de facilitar a logística do evento.

  7. Exigir equipamento de seguranças também é primordial na hora de realizar um evento.

  8. Tenha trajeto, data e horário bem definidos.

  9. Em caso de competição, tenha uma equipe de árbitros e um ou mais comissários certificados pela CBC.

  10. Sonorização. Certifique-se de que todos que estão assistindo e participando do evento vão ter acesso a informações que possam vir a serem passadas na hora da prova. Aparelhagem sonora bem distribuída pelo evento é um diferencial.

  11. Junto com a sonorização, não pode faltar uma narrador. Tenha alguém, de preferência com experiência em narrar competições do tipo, para garantir que todos estarão inteirados do que se passa na prova em tempo real.

  12. Ofereça uma premiação personalizada aos seus atletas. Troféus, medalhas, brindes, camisetas… quanto mais, melhor!!

  13. Distribua tendas de alimentação pelo local do evento.

  14. Por último, mas não menos importante, crie MUITOS materiais de divulgação. Divulgue nas redes sociais, rádio, tv… quanto mais divulgado o evento, melhor. Tente sempre criar os materiais de divulgação em arquivos “.pdf” e corel draw, isso facilita a vida de quem for lhe auxiliar na publicação desses materiais.

 

Lembrando que cada modalidade ciclística possui suas regras para a organização de uma competição esportiva, então esteja por dentro das regras regulamentais da modalidade que for escolher.