Começou nesta quinta-feira, 17 de janeiro, a 3ª edição do Tour Feminino do Uruguai. Ao total, a organização confirmou a presença de 45 ciclistas vindas de quatro países. O Rio Grande do Sul está sendo representado pela atleta Débora Finger, da equipe Acivas Taura.
Natural de São Leopoldo, Débora já participou de dois mundiais na Espanha, nas cidades de Pontevedra, em 2014, e Aviles, em 2016. Ainda no ano de 2016, a atleta foi campeã gaúcha de Duathlon.
Débora já morou no Colorado e em Miami, lugar onde começou a competir. Em 2017 a atleta foi 3ª colocada no Campeonato Estadual de Ciclismo de Estrada, na Flórida, Estados Unidos. De volta ao Brasil desde novembro, a gaúcha relata que pretende adquirir mais experiência com as atletas locais. “O nível é extremamente alto, não tem atleta fraca aqui.”, afirma.
A edição 2019 iniciou com um percurso de 80 km, com largada e chegada na praça central de Minas, capital do Departamento de Lavalleja. Hoje, 18 de janeiro, o pelotão enfrentará uma jornada dupla. Pela manhã, haverá a largada da segunda etapa de estrada, com 61,5 km. Já pela tarde, haverá a crontrarrelogio individual. A previsão de largada é às 17 horas, em frente ao camping Arequita. No sábado, 19, serão percorridos 102 km e no domingo, 20, 80km.